quarta-feira, 28 de março de 2012

A essência de "Intervir"!!!

Na última segunda-feira, dia 26 de março, realizamos a primeira Intervenção Apreciativa deste ano, ligada ao Programa ATOSocial, retornando à Escola Municipal Coronel Durival de Brito e Silva, para um novo encontro com a segunda turma de educadores que conheceram um pouquinho do método e sua aplicação em sala de aula!
O foco continua sendo a abordagem dos 3Is - Interagir, Intervir e Incentivar, como proposta para resgatar o valor da mediação numa aprendizagem significativa!
E hoje, dando continuidade a última postagem, em que falamos do Interagir, queremos compartilhar com vocês a nossa proposição sobre o segundo "I", o Intervir!
A essência do Intervir está em orientar! A expressão significa "tomar parte voluntariamente, meter-se de permeio [...] Ser ou estar presente"!
Para nós, trata-se da maneira como o educador mostra o caminho para que o aprendente gere autonomia e corresponsabilidade com seu processo de aprendizagem, individual e coletivo!
Faz parte do ato de intervir, reconhecer os acertos e transformar os "erros" em novas oportunidade de se aprender, ressignificando-o como sendo uma etapa valorosa da construção de conhecimento!!!
O ato de intervir pode ir além dos conteúdos relacionados às disciplinas. O educador precisa reconhecer que pode contribuir de maneira decisiva na formação cidadã do aprendente, através da orientação, ou da reflexão, sobre determinadas situações cotidianas, acrescentando valor (apreço) ao olhar da criança ou do jovem!
Vejam, por exemplo, esta atividade lúdico-cognitiva projetada pela ApreciAto para trabalhar a reflexão e mudança atitudinal sobre diferentes situações diárias, nos ambientes organizacionais e familiares:

  • Nome: Reagir | Agir | Prevenir
  • Conceito Relacional: apresente aos aprendentes a ideia de que nosso cérebro se parece muito com um computador, no qual podemos "programar" nossa maneira de SER, de acordo com nossas decisões e escolhas! Então, explique que para tudo o que acontece conosco, no dia a dia, seja uma dificuldade de aprendizagem ou algo que nos entristece, há sempre uma Reação (a primeira impressão ou percepção, a careta, o susto, a raiva...) e uma Ação (aquilo que, de maneira consciente, decidimos fazer). Então, os desafie a "REprogramar" seus cérebros de maneira a Reagir e Agir de maneira mais apreciativa, valorosa. E feche com a provocação do que pode ser feito para Prevenir que esta situação não aconteça mais!
  • Dinâmica da Atividade:
      1. Apresente o Conceito Relacional e as convide a "REprogramar seus computadores"!
      2. Entregue às crianças três folhas em branco, e peça que escrevam no alto (cabeçalho) de cada uma delas os títulos Como Reagir, Como Agir e Como Prevenir (um para cada folha);
      3. Imagine uma situação problema, algo que, quando ocorre, provoque reações negativas. Você pode provocar um diálogo apreciativo para que, junto com a turma, reconheça qual pode ser esta situação. Se desejar, peça que eles imaginem algo do seu dia a dia, porém, oriente para que seja algo relacionado à escola, para não incorrer no risco de resgatar memórias muito negativas, além de nossa capacidade de intervir;
      4. Descrita a situação problema, desafie os aprendentes a propor diferentes formas de Reagir e Agir nestas ocasiões, além de pedir que eles proponham maneiras de Prevenir estes "problemas";
      5. ATENÇÃO!!!:  Aqui é que a coisa fica mais interessante! Quando eles estiverem prontos para começar você (educador) dirá que existe apenas uma regra: "Nossos computadores (os cérebros) só podem ser reprogramados através de imagens", portanto, as dicas de como Reagir, Agir e Prevenir deverão ser demonstradas com desenhos, sempre assertivos (afirmativos), ensinando COMO SE PODE FAZER!
  • Mediando a Aprendizagem: Enquanto os aprendentes criam seus conceitos e desenhos, faça pequenas provocações, sempre através de perguntas, fazendo-os refletir sobre suas proposições! É comum as crianças representarem o que elas fariam (negativamente), especialmente na hora de demonstrar o Como Reagir. Foque que o desafio é demonstrar o COMO SE PODE FAZER, trazendo a reflexão para o reforço da atitude apreciativa (de valor)!
Sem dúvida, um educador pode se surpreender com a percepção de cada um dos aprendentes, da mesma forma como eles também se surpreenderão com as inúmeras maneiras de lidar com seus "problemas" cotidianos, com mais apreço!
Se tiver alguma dúvida nos escreva (veja em Faça Contato!!!), experimente a atividade lúdico-provocativa e compartilhe, aqui nos comentários, sua experiência de aprendizagem!!!
Na próxima postagem, falaremos sobre o Incentivar no processo de aprendizagem!




Rafael Giuliano,
acreditando no potencial dos educadores para orientar e estar presente na formação dos futuros cidadãos!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Para começar 2012 interagindo mais com nossa turma!

Mestres, educadores ou orientadores, não importa o nome que lhe seja dado, se sua missão é inspirar pessoas a serem melhores, você está no lugar certo!
O ano de 2012 foi escolhido pela equipe da ApreciAto, como o ano da colaboração! Por isso queremos compartilhar parte de nossa experiência, o método das Intervenções Apreciativas e algumas atividades lúdico-cognitivas, a fim de contribuir com um novo modelo de abordagem, sem interferência em seus conteúdos.
Bem, para começo de conversa é preciso entender a essência deste modelo de abordagem apreciativa, exatamente pelo conceito do que é "apreciar".
A expressão, de acordo com nosso amigo Aurélio, significa "dar apreço, merecimento". Para nós, resume-se a dar valor. Num processo de aprendizagem, é reconhecer o valor da experiência do outro para potencializar a geração de conhecimento.
Quando falamos, especificamente, dos processos de aprendizagem, sabemos que apreciar pode ser um desafio constante, por isso criamos o processo dos 3Is - Interagir, Intervir e Incentivar, com o objetivo de instrumentar e orientar educadores nesta nova maneira de fazer educação.
Nosso primeiro "I", o Interagir, propõe que todo o facilitador, mediador, orientador ou simplesmente educador no processo de aprendizagem precisa conhecer os participantes, chamados por nós de aprendentes, da mesma maneira como um aprendente pode conhecer os demais, reconhecendo potenciais e interesses comuns para articular parcerias no decorrer do seu aprendizado.
Conhecer bem os aprendentes, permitindo que eles também se reconheçam, pode ser uma tarefa bem divertida. Experimente a seguinte atividade provocativa:

  • Nome: Quem é você!? E o que MAIS!?
  • Conceito Relacional: explique aos participantes que se trata de um trabalho "investigativo", cuja missão é descobrir o quem são, de verdade, nossos companheiros de aprendizado!
  • Dinâmica da Atividade:
      1. Peça que as crianças olhem todos ao seu redor, observando bem as pessoas;
      2. Então, cada um deverá escolher um pessoa para formar uma dupla, considerando apenas um critério: "a pessoa escolhida deve ser a mais diferente possível de você". Considere dizer que este é o desafio, pois "investigar" um amigo seria algo muito fácil;
      3. Formadas as duplas, peça que eles escolham quem irá começar a "investigação", determinado com eles quem será o número #1 e o número #2;
      4. O #1 começa fazendo as pergutnas para que o #2 responda. A primeira pergunta é a fácil: "Quem é você!?". Dê um exemplo, escolha um aprendente e demontre, orientando o #2 de que a resposta deve ser objetiva e curta;
      5. Assim que o #1 ouve a resposta, deve imediatamente lançar a segunda pergunta, considerada a "pergunta mágica""E o que MAIS!?". A proposta é que, para cada "e o que mais!?" o #2 deve dizer algo a seu respeito;
      6. Permita que o #1 tenha o tempo suficiente para ouvir muitas respostas, então passe para o #2 começar a realizar as perguntas, para conhecer o #1;
      7. Experenciada esta primeira etapa, você passa a repetir o processo com novas duplas, formadas de maneira aleatória, podendo imprimir a ideia de velocidade de um jogo, anunciando um sonoro TROCA para a troca entre o #1 e o #2, seguindo de um sonoro TROCA DE DUPLA para a formação de um nova dupla e a retomada do jogo!
  • Ideia Diferente:  realizado o jogo, você pode provocar novas perguntas, como por exemplo "O que você mais gosta em sua vida? ", "Com o que sonha!?", "Com que deseja trabalhar, ou criar!?". Todas são provocações apreciativas que contribuem para que os aprendentes se conheçam, e ao educador a chance de trazer exemplos e direções na abordagem que instigue os interesses, individuais e comuns, dos aprendentes!
Se tiver alguma dúvida nos escreva (veja em Faça Contato!!!), experimente a atividade lúdico-provocativa e compartilhe, aqui nos comentários, sua experiência de aprendizagem!!!
Nas próximas postagens, falaremos um pouco mais sobre os 3Is e os Pilares das Intervenções Apreciativas.

Rafael,
acreditando no potencial da educação através da valorização de educadores e aprendentes!

domingo, 8 de janeiro de 2012

2012... um novo recomeço!

Olá Educadores!
Estamos preparando o primeiro post deste ano, pesquisando uma potencial atividadade lúdico-cognitiva para você dar as boas vindas às suas tumas de aprendentes neste novo ano!
Fique conectado, aguarde as novidades do programa ATOSocial.
Até breve...


Equipe de Colaboradores do Programa ATOSocial!