Pois é... não somos iguais! Apesar de nos parecer muito quando choramos, rimos, nos apaixonamos ou perdemos alguém, ainda assim, somos muito diferentes!
No ambiente de aprendizagem, estas diferenças sempre foram motivo de conflitos desgastantes, por causa da diferença de repertório de cada aprendente, sua origem, ética familiar e visão única de mundo.
Alguns educadores podem acreditar que um "cenário perfeito" seria o de uma turma homogênea, 100% alinhada, com mesmo repertório, mesmos pensamentos! Mas como diria Walter Lippman, cuja frase me foi apresentada por um amigo educador:
"Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando."
No processo de educação apreciativa, as diferenças têm seu valor! Lidar com elas requer um exercício de apreço e pré-visualização para saber como utilizadas de maneira produtiva. Em 2008 nós criamos um modelo, para orientar os intervencionistas na missão de projetar as experiências de aprendizagem, dando-lhe o nome de Processo de Criatividade Relacional, ou PCR. Para cada uma destas letras existe um exercício, veja como funciona:- "P" de Participantes :: Visualize e esquematize, seja através de listas, mapas mentais ou desenhos, as principais características de sua turma (idades, origens, brincadeiras, religião, etc.) e extraia destas informações os seguintes conhecimentos:
- Linguagem: Perceba a comunicação diária, expressões, significados, gírias e composições. Surpreenda-os fazendo relações entre a linguagem da turma e a utilizada pela disciplina. E o mais importante, utilize esse conhecimento para que a sua comunicação seja melhor percebida e gere maior impacto!
- Dinâmica: Observe o comportamento da turma, seus hábitos, forma de se organizarem, dificuldades e potenciais, buscando compreende-la para utilizar estes elementos a favor do processo de aprendizagem!
- Vivência: Respeite as experiências e realidades de cada participante. Pode parecer difícil, mas o simples fato de você escolher bem um exemplo para materializar uma matéria passa por reconhecer a realidade da criança ou jovem!
- "C" de Conteúdo :: Quando preparar o conteúdo de uma aula para a turma, procure imaginar onde e em que momentos do cotidiano este conhecimento se faz presente, de maneira concreta, e até corriqueira. Esta é a essência do Conceito Relacional, baseado na Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que propõe que todo o conteúdo precisa ter significado para o estudante!
- "R" de Resultado :: Por fim, além do significado, toda informação se torna conhecimento pela prática, através de seu exercício. Talvez nosso maior desafio seja demonstrar aos nossos estudantes qual a aplicação concreta para cada conteúdo, dando a eles uma visualização de futuro, para que reconheçam, também, a importância!
De maneira simples, basta imaginar que é preciso reconhecer quem são os estudantes, especialmente suas diferenças, exatamente para saber de que maneira relacionar o conteúdo da aula com os significados dos diferentes repertório, ao mesmo tempo em que se demonstra suas aplicações na vida real!
Este modelo é utilizado pela ApreciAto para o desenvolvimento das experiências de aprendizagem nas organizações em que atuamos, com excelentes resultados!
O PCR, enquanto modelo, funciona como exercício de apreciação, ajudando o educador a criar elementos que tornem sua aula mais concreta e, por que não (!?), mais atraente para os aprendentes!
Pense só... Descobrir como dar significado às disciplinas, conteúdos e projetos pedagógicos, de maneira que o estudante se empodere não apenas do conhecimento, mas também do processo!
Queremos muito contribuir! Se você, educador, tiver dúvidas, ou quiser compartilhar um desafio para que nós possamos oferecer ideias e opções de iniciativas, basta escrever aqui nos comentários! Será um grande prazer construir novos saberes com a colaboração de todos vocês!!!
Rafael Giuliano,
acreditando que conhecimento se constrói fazendo. E que se faz melhor quando em colaboração!!!
Tem um filme indiano bem interessante a respeito desta matéria, vale a pena conferir.
ResponderExcluirhttp://www.saudadeeadeus.com.br/filme262.htm
Carissímo Jay M. N. van Amstel,
ResponderExcluirDei uma breve olhada no filme e fiquei feliz por sua indicação!
Já o providenciei! Agora aguardo a oportunidade do final de semana para assistir com calma, pois esta semana está repleta de intervenções.
Muito obrigado pela dica. Desejo que outros tenham essa oportunidade.
Apreciativamente,
RG