O ano de 2012 foi escolhido pela equipe da ApreciAto, como o ano da colaboração! Por isso queremos compartilhar parte de nossa experiência, o método das Intervenções Apreciativas e algumas atividades lúdico-cognitivas, a fim de contribuir com um novo modelo de abordagem, sem interferência em seus conteúdos.
Bem, para começo de conversa é preciso entender a essência deste modelo de abordagem apreciativa, exatamente pelo conceito do que é "apreciar".
A expressão, de acordo com nosso amigo Aurélio, significa "dar apreço, merecimento". Para nós, resume-se a dar valor. Num processo de aprendizagem, é reconhecer o valor da experiência do outro para potencializar a geração de conhecimento.
Quando falamos, especificamente, dos processos de aprendizagem, sabemos que apreciar pode ser um desafio constante, por isso criamos o processo dos 3Is - Interagir, Intervir e Incentivar, com o objetivo de instrumentar e orientar educadores nesta nova maneira de fazer educação.

- Nome: Quem é você!? E o que MAIS!?
- Conceito Relacional: explique aos participantes que se trata de um trabalho "investigativo", cuja missão é descobrir o quem são, de verdade, nossos companheiros de aprendizado!
- Dinâmica da Atividade:
- Peça que as crianças olhem todos ao seu redor, observando bem as pessoas;
- Então, cada um deverá escolher um pessoa para formar uma dupla, considerando apenas um critério: "a pessoa escolhida deve ser a mais diferente possível de você". Considere dizer que este é o desafio, pois "investigar" um amigo seria algo muito fácil;
- Formadas as duplas, peça que eles escolham quem irá começar a "investigação", determinado com eles quem será o número #1 e o número #2;
- O #1 começa fazendo as pergutnas para que o #2 responda. A primeira pergunta é a fácil: "Quem é você!?". Dê um exemplo, escolha um aprendente e demontre, orientando o #2 de que a resposta deve ser objetiva e curta;
- Assim que o #1 ouve a resposta, deve imediatamente lançar a segunda pergunta, considerada a "pergunta mágica": "E o que MAIS!?". A proposta é que, para cada "e o que mais!?" o #2 deve dizer algo a seu respeito;
- Permita que o #1 tenha o tempo suficiente para ouvir muitas respostas, então passe para o #2 começar a realizar as perguntas, para conhecer o #1;
- Experenciada esta primeira etapa, você passa a repetir o processo com novas duplas, formadas de maneira aleatória, podendo imprimir a ideia de velocidade de um jogo, anunciando um sonoro TROCA para a troca entre o #1 e o #2, seguindo de um sonoro TROCA DE DUPLA para a formação de um nova dupla e a retomada do jogo!
- Ideia Diferente: realizado o jogo, você pode provocar novas perguntas, como por exemplo "O que você mais gosta em sua vida? ", "Com o que sonha!?", "Com que deseja trabalhar, ou criar!?". Todas são provocações apreciativas que contribuem para que os aprendentes se conheçam, e ao educador a chance de trazer exemplos e direções na abordagem que instigue os interesses, individuais e comuns, dos aprendentes!
Se tiver alguma dúvida nos escreva (veja em Faça Contato!!!), experimente a atividade lúdico-provocativa e compartilhe, aqui nos comentários, sua experiência de aprendizagem!!!
Nas próximas postagens, falaremos um pouco mais sobre os 3Is e os Pilares das Intervenções Apreciativas.
Rafael,
acreditando no potencial da educação através da valorização de educadores e aprendentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário